top of page
Debate Notícias

Vereadores com associação criminosa ao PCC

Três vereadores de cidades do estado de São Paulo foram presos em operação deflagrada para desarticular um grupo associado ao PCC, suspeito de cometer fraudes em licitações.



Na terça-feira, três vereadores de diferentes cidades do estado de São Paulo foram detidos como parte da Operação Munditia, uma iniciativa do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Polícia Militar. A operação tinha como objetivo desmantelar uma rede associada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), que estava envolvida em fraudes de licitações públicas em todo o estado. Os vereadores presos foram Ricardo Queixão de Cubatão, Flavio Batista de Souza de Ferraz de Vasconcelos, e Luiz Carlos Alves Dias de Santa Isabel, além de outras 11 pessoas, enquanto uma permanece foragida.

Durante a operação, foram emitidos mandados de busca e apreensão em 42 locais e 15 mandados de prisão temporária pela 5ª Vara Criminal de Guarulhos. A investigação revelou que as empresas envolvidas nos esquemas fraudulentos gerenciavam contratos que totalizavam mais de 200 milhões de reais, muitos dos quais serviam aos interesses do PCC. Essas empresas atuavam manipulando processos de licitação para contratação de mão de obra terceirizada em várias prefeituras e câmaras municipais, com evidências apontando para corrupção de agentes públicos e políticos, fraudes documentais e lavagem de dinheiro.

Comments


bottom of page